quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como começou...

Em 1987, uma cena comoveu Vera: uma senhora escorraçava uma cachorra que estava dando cria. Isto aconteceu no Cambuci, bairro em que ainda mora. Vera recolheu a cachorra e os filhotes e os levou para um ferro-velho junto a outros animais. Ali, então, passaram a viver 13 cachorros, inclusive Virgulino, que está paralítico e ainda vive conosco no sítio.

Por causa da denúncia de uma vizinha do ferro-velho, Vera respondeu uma ação no Juizado de pequenas causas. Então os cachorros, com a ajuda de amigos, foram encaminhados para outros lugares. Nessa época, já eram 16.

Em 2000, foram levados para Carapicuíba. O local tinha acomodações precárias e faltava tudo inclusive ração. Havia pressão da vizinhança para que este abrigo de animais se mudasse dali. A situação era muito grave.

Em 2004, os animais foram transferidos para um sítio em Ibiúna. Infelizmente, as coisas não correram como o previsto. Muitos animais morreram por causa da superpopulação.

Em abril de 2006, um grupo de amigos se empenhou na arrumação de um lugar para abrigar estes animais. No dia 9 de julho de 2006, eles foram transferidos para o novo lar na Cantareira.

Desde que estamos lá muitos amiguinhos chegaram: ou porque foram resgatados em situação de risco ou foram abandonados no portão do sítio.

Entre os amiguinhos que chegaram temos 15 gatos, alguns foram abandonados no portão outros apareceram para "filar uma bóia" e acabaram ficando, e também 1 galo e 1 galinha que foram resgatados em situção de risco próximo ao Cemitério da Vila Mariana.

A situação atual é de muita esperança. Embora seja muito difícil manter o abrigo, o grupo de amigos cresceu. Fazemos rifas, bingo e venda de recicláveis para levantar fundos. Em setembro de 2008 o abrigo ganhou um nome: Vivenda 4 Patas, um e-mail e um blog.

Tudo para ampliarmos esse grupo, conseguirmos madrinhas e padrinhos para todos estes animais e nunca deixarmos que falte ração, vacinas e remédios.

Em 02/02/2009 foi criada a Associação Vivenda 4 Patas, em junho/2009 nosso CNPJ ficou pronto e pudemos abrir uma conta corrente em nome da Vivenda para recebermos as doações em dinheiro.
Este ano também, chegaram mais alguns amiginhos e outros foram adotados, sendo que passamos para 99 cães e 44 gatos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa de proteger e abrigar os desprotegidos.